segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Descendo a Serra do Mar de bicicleta


 
Há exatos onze meses atrás a ciclista Márcia Prado morreu atropelada por um ônibus na Avenida Paulista. Quem já disputou espaço com ônibus em São Paulo sabe que não é difícil isso acontecer. Ignorando, por hora, essa guerra diária no trânsito, quero falar sobre um espaço "ligeiramente" mais tranquilo e mais agradável.

Próximo sábado, dia 19/12/09, ocorrerá um passeio ciclístico gratuito pela SP-148, estrada desativada que liga São Paulo a Santos. A intenção dos organizadores é criar uma rota turística chamada Rota Cicloturística Márcia Prado, em homenagem à ciclista morta três dias depois de ter pedalado o Caminho do Mar. Cansei de ouvir falar dessa rota, da beleza da paisagem, da tranquilidade, da vista. Até o Rei já contou como é!

É incrível como temos um potencial turístico enorme totalmente subutilizado ou mesmo desprezado. Serra do Mar, Serra da Cantareira, Represas de Billings e Guarapiranga, aldeias indígenas, cratera de meteoro, cachoeiras etc. Isso tudo dentro do Município de São Paulo. Logo ao lado da cidade temos Pouso de Paranapiacaba - o lugar mais úmido do Brasil - aonde fica a Usina Henry Border, a Calçado do Lorena - primeira estrada pavimentada da América Latina - repleta de construções da década de 30, o trem turístico que ligará São Paulo a Santos, entre uma infinidade de opções. Ainda voltarei a esses temas.

Voltando ao passeio, devo admitir que ainda não fui por falta de planejamento. Agora terei mais um chance, a última oportunidade antes de completar 28 anos (se não for até a meia noite não vai mais!). Se tudo correr bem, estarei lá com alguma bicicleta emprestada, uma capa de chuva na mochila, um Cebion no estômago e alguns amigos a tiracolo.

Alguém me acompanha?