segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Descendo a Serra do Mar de bicicleta


 
Há exatos onze meses atrás a ciclista Márcia Prado morreu atropelada por um ônibus na Avenida Paulista. Quem já disputou espaço com ônibus em São Paulo sabe que não é difícil isso acontecer. Ignorando, por hora, essa guerra diária no trânsito, quero falar sobre um espaço "ligeiramente" mais tranquilo e mais agradável.

Próximo sábado, dia 19/12/09, ocorrerá um passeio ciclístico gratuito pela SP-148, estrada desativada que liga São Paulo a Santos. A intenção dos organizadores é criar uma rota turística chamada Rota Cicloturística Márcia Prado, em homenagem à ciclista morta três dias depois de ter pedalado o Caminho do Mar. Cansei de ouvir falar dessa rota, da beleza da paisagem, da tranquilidade, da vista. Até o Rei já contou como é!

É incrível como temos um potencial turístico enorme totalmente subutilizado ou mesmo desprezado. Serra do Mar, Serra da Cantareira, Represas de Billings e Guarapiranga, aldeias indígenas, cratera de meteoro, cachoeiras etc. Isso tudo dentro do Município de São Paulo. Logo ao lado da cidade temos Pouso de Paranapiacaba - o lugar mais úmido do Brasil - aonde fica a Usina Henry Border, a Calçado do Lorena - primeira estrada pavimentada da América Latina - repleta de construções da década de 30, o trem turístico que ligará São Paulo a Santos, entre uma infinidade de opções. Ainda voltarei a esses temas.

Voltando ao passeio, devo admitir que ainda não fui por falta de planejamento. Agora terei mais um chance, a última oportunidade antes de completar 28 anos (se não for até a meia noite não vai mais!). Se tudo correr bem, estarei lá com alguma bicicleta emprestada, uma capa de chuva na mochila, um Cebion no estômago e alguns amigos a tiracolo.

Alguém me acompanha?



2 comentários:

  1. Fechado! Precisamos ver como nos encontrar e a volta. Mandei o email p uma galera!Animal!! Ate arrumei o freio da minha bike..

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Renato
    Meno nome é Edsel
    Eu sou ciclo ativista nato, ando de bicicleta desde que aprendi a engatinhar.
    Viro a cidade de sampa de ponta cabeça de bike, nao por modismo, mas por que eu gosto.
    Assim como você nao entendo como potenciais de cicloturismo nao sao explorados neste pais.
    E varios caminhos sao proibidos as bikes, infelizmente.
    A serra do mar é uma delas, ha de se fazer varios caminhos alternativos para se fazer um bom passeio.
    Eu atualmente estou com 42 anos e nao me permito por causa da idade deixar de fazer o que tenho vontade.
    Este fim de semana, sabado provavelmente, (dependendo do tempo) sairei de Pirituba, zona Noroeste de sampa em direção a estrada velha de santos, se der coragem desço ela todinha.
    Na bagagem algumas barrinhas de cereias, agua, maquina fotografica, reparos, e disposição.

    Se quiser manter contato meu tel é 67115946

    Um abraço

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto!