segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rio de Janeiro, parabéns! Parabéns?

Hoje não falarei de São Paulo. Eu tinha algum tema fantástico para escrever, mas acabei esquecendo, então vou aproveitar a deixa e falar sobre os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. Sou contra os jogos no Brasil.

Primeiramente, se engana quem acha que São Paulo estará de fora disso. Porque haverá jogos de futebol no estádio do Morumbi, até onde sei. Mas muito mais porque devido à distância, à importância econômica, ao Aeroporto de Cumbica e uma série de fatores, deve haver bastante movimento por aqui também.

Enfim, este blog não vai se prestar ai papel de discutir a eterna rivalidade entre Rio de Janeiro e São Paulo. Se o tema do blog é explorar o que São Paulo tem de bom, certamente não será diminuindo o Rio que isso será provado. Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, mas na minha opinião, não devido à malha urbana, e sim ao sítio geográfico sobre o qual surgiu. Há bairros bonitos e bairros feios. Há muita pobreza assim como riquezas aparentes. No aspecto urbano, não sei se alguma cidade brasileira realmente grande pode ser chamada de maravilhosa. Talvez a mais interessante seja Curitiba. Talvez.

O fato é que ninguém tem o Corcovado, a Baia de Guanabara, o Pão de Açúcar, e todos esses cartões postais que as novelas da Globo fazem o papel de divulgador oficial pós Bossa Nova. Pensando nas cidades que eu conheço, pessoalmente ou não, acho difícil encontrar um lugar mais impressionante para uma Olimpíada.

Às vezes eu tento me ver no papel dos gringos que vem para o Brasil e vêem pela primeira vez as paisagens exuberantes. A Cidade do Rio de Janeiro sem dúvida é impressionante à primeira vista. Mas infelizmente também impressiona o primeiro contato visual com os morros tomados por barracos. Essa triste realidade a qual nós nos acostumamos deve ser tão chocante aos olhos deles quanto a visão do Corcovado surgindo imponente com o Cristo de "braços abertos sobre a Guanabara". Mas esse também não é o motivo de minha oposição aos jogos.

Uma cidade poderia ganhar muito com esse evento. Barcelona aproveitou muito bem as obras e a atenção dos jogos de 1992, e hoje é um dos principais destinos turísticos da Europa. A verdade é que eu não acredito que funcione no Brasil, e os Jogos Panamericanos de 2007 são um indício altamente perigoso. Um orçamento inicial de 400 milhões foi escandalosamente convertido num gasto final oficial de 4 bilhões! Para os jogos de 2016, já se fala em quase 26 bilhões de reais!!! Quanto será realmente gasto? Ainda que muito desse dinheiro deverá ser gerado por empresas privadas, quanto desse montante não poderia ser aplicado em um sem número de obras e ações necessárias para o país?

Sem esquecer a criminalidade, que infelizmente não será erradicada até 2016. Fala-se sobre o acordo que existiu entre os morros e o governo fluminense durante o Pan. Simplificando, o que terá sido oferecido para que a bandidagem "pegassem leve" e abrissem mão de um período de "fartura de trabalho" sem precedentes na história recente? E o exército nas ruas? É assustador pensar nas possibilidades.

Resumindo, são grandes oportunidades e grandes responsabilidades. Possibilidades inéditas, muitas opções e soluções. Um Rio de Janeiro melhor? OU muito mais do mesmo?

O fato é que a escolha já foi feita pelo COI. Espero que, quando vier o dia, eu possa tomar o trem bala no centro de São Paulo para chegar em 90 minutos ao Rio de Janeiro e assistir a um fim de semana dos jogos mais bonitos da história, com a certeza de que todo aquele trabalho e dinheiro investidos valeram muito a pena. Por enquanto, sigo amaldiçoando o COI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!