segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Otimismos Brasileiros*

*postagem chata; vá direto ao destaque no final do texto se estiver sem paciência para ler os dilemas existenciais deste blog.

Quando me deparo com esses escândalos políticos, tenho dificuldade em projetar um futuro mais interessante para o Brasil. Chega a ser engraçado que as notícias do Senado sejam sobre escândalos e não sobre votações e leis. Esse conjunto da obra que se apresenta nas páginas dos jornais destinadas a política há tanto tempo me tira qualquer perspectiva otimista de alguma mudança. Sei que não sou o único, mas quando era perguntado sobre o tema, sempre respondia de forma descrente, o que me valia o rótulo de pessimista.

Há uma mentira e uma verdade nessa afirmação. Sou absolutamente descrente em relação ao futuro brasileiro a curto prazo, ao menos enquanto esse enorme conjunto de defeitos crônicos - tão exposto nesses dias atuais - imperar em nossos governantes. Mas a minha natureza não é de forma alguma pessimista. Prefiro me achar otimista. E realista.

A definição de otimista não poderia ser mais simples: é o pensamento positivo, ainda que surgido numa situação adversa. O otimista é a pessoa que busca soluções, que tenta enxergar as possibilidades. Paulo Francis dizia que todo otimista é um mal informado. Esse é um comportamento tipicamente pessimista, descrente. Ser realista é necessário para que o otimista não seja um mero sonhador.

Essa longa introdução serve apenas para definir melhor a intenção do blog Viva São Paulo. Tento aqui alternar postagens positivas e negativas. Tento não ser pessimista em nenhuma postagem, ainda que busque sempre ser realista. Difícil fechar os olhos para as duras realidades de nossa cidade. Prefiro dizer que as negativas são de fato críticas construtivas. Não viso agredir ninguém.

Busco apontar o lado bonito e interessante de São Paulo. Sei que muita gente simplesmente não consegue vê-lo, e espero ajudar a destacar o que temos de bom. E antes que alguma baixinha irritada diga lá do Ipiranga que eu só falo da Vila Madalena, devo dizer que as limitações do blog são as minhas próprias, e eu falarei de que conheço, dos lugares aonde já fui. Sugestões são bem vindas. Assim como textos interessantes.

Pessimismo é dizer que uma andorinha não faz verão. É, pelo menos, bastante cômodo. Deixe seu traseiro confortavelmente espalhado na poltrona, jogue a responsabilidade pelas suas ações para os outros e certamente tudo continuará igual. Ou pior.

Destaque no final do texto

Por último, destaco o site www.hnheadlines.com, criado por um garoto estadunidense de 12 anos. Conforme destacou o portal Terra em uma matéria, o menino criou o site para relacionar apenas notícias positivas, e tem 5 mil acessos diários (aproximadamente 1,7 mil vezes mais que este blog e seus três leitores fiéis). Eu quase não assisto jornais na TV por não gostar das intermináveis seqüências de tragédia diárias; prefiro escolher o que ler na internet. Mas fica aqui a dica de uma iniciativa bastante positiva. Espero que alguém no Brasil adote essa idéia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!